DSC_5536

Festival movimenta mais de R$ 900 mil em negócios na fronteira

O 8º Fronte(i)ra bateu recorde de público, 95 mil visitantes, e gerou mais de 600 empregos diretos

O impacto econômico da 8ª edição do Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia foi estimado em mais de R$ 900 mil reais. O valor, calculado pela organização do evento, considera os negócios registrados na praça de alimentação e nas feiras de produtos.

De 1º a 5 de agosto, no Parque Internacional em Sant’Ana do Livramento e Rivera, estiveram abertas as feiras binacionais do Vinho, do Azeite, do Queijo, da Carne, do Mel, da Agricultura Familiar, de Produtos Uruguaio e, também, a Feira Binacional do Livro.

Além dos cinco dias de atividades na praça, o evento incluiu quatro dias de atividades descentralizadas. Ao todo, foram gerados mais de 600 postos de trabalho temporários diretos – que em sua grande maioria foram ocupados por profissionais da região fronteiriça.

Esta foi a maior edição do Fronte(i)ra, que é realizado desde 2014. Circularam pelo festival mais de 95 mil pessoas, que aproveitaram as mais de 100 atividades gratuitas. Também foi muito grande o público que prestigiou os três eventos onde se cobrou entrada: a noite de queijos e vinhos, o Concurso de Pratos à Base de Cordeiro e o Assado Fronteiriço.

“Este é um momento de alegria. Porque a fronteira começou a conhecer o Festival, acreditar nele e a ter orgulho dele. O evento passa a ter pertencimento à fronteira e isso é de um significado muito grande”, comemorou a curadora, Jussara Dutra.