Criação de alunos do curso de gastronomia da Unisinos foi o escolhido em competição que contou com júri técnico e júri popular
Pelo segundo ano consecutivo, a equipe formada por alunos do curso de gastronomia da Unisinos saiu vencedora do concurso culinário binacional Pratos à Base de Cordeiro. A receita que conquistou a preferência do júri técnico e do júri popular foi “Raiz da Fronteira”.
O prato apresentado é uma base de mil folhas de mandioca (tipo gajeta), servida com maionese de doce de leite e queijo de ovelha (Terroir da Vigia), cordeiro braseado, geleia de pera picante finalizada com vinagrete morna de moranga e azeite de carvão.
Participaram da escolha 400 pessoas, além de um júri técnico formado por 20 especialistas em gastronomia. Esta foi a terceira edição do Concurso de Pratos à Base de Cordeiro realizada pelo Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia, em Sant’Ana do Livramento e Rivera.
A competição reuniu equipes ligadas a sete cursos de gastronomia, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Além da Unisinos, concorreram alunos da Uniritter, com o prato “Átomo Fronteiriço: do sazonal ao modernismo”; da Escola Técnica Superior de Rivera – UTU/ IFSul Binacional, com o “Ragout de las tierras coloradas”; da Unisc, com “Mil Fronteiras”; IGA, com “Sorrentino Pastor de Palomas”; FSG com “Sorrentinos de cordeiro defumado”; e IFFar, com “Andejo”.
Nesta oitava edição do Fronte(i)ra, foi lançado o livro “Cordeiro do Pampa & Receitas”, escrito pela curadora do evento, Jussara Dutra, em companhia de Gladis Ferreira Corrêa e Liana Bach Martins. No volume, estão registrados as receitas e o trabalho de valorização da carne e da história da ovinocultura feito durante as sete edições anteriores do festival.
Informações para a imprensa:
Clarisse de Freitas
assessoria de imprensa
MTB 11.872
Fone: 51 98101 8418
e-mail: clarissedefreitas@gmail.com