8Fronteira_Debate Sustentabilidade na Prática

Debate Sustentabilidade na Prática leva 350 alunos ao Fronte(i)ra

Estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do médio participaram de encontro na manhã desta quinta-feira, 03 de agosto

Um público estimado em 350 estudantes de Sant’Ana do Livramento e Rivera lotou o Espaço Integração na manhã desta quinta-feira, 03 de agosto. A atração foi a mesa de debate Sustentabilidade na Prática, que apresentou conceitos alinhados à Agenda 2030 e sua aplicação cotidiana – da gestão de resíduos sólidos à pecuária, passando ainda pelas possibilidades profissionais abertas.

A condução do debate ficou a cargo de Júlia Caon Froeder, coordenadora do espaço Inovação e Sustentabilidade. Este ambiente é uma das novidades da 8ª edição do Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia, que vai até o próximo sábado no Parque Internacional.

“O painel todo foi pensado para mostrar que sustentabilidade não é só um conceito, um sonho, mas coisas que a gente tem que fazer na prática. Hoje mesmo”, ressaltou ela, que apresentou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS, que compõem a Agenda 2030 da ONU) e os pontos de mais fácil percepção na vida cotidiana, como resíduos e mudanças climáticas. Júlia abordou, também, como ações individuais podem gerar impactos positivos.

A engenheira agrônoma Marcela Santana, coordenadora de um projeto de pecuária sustentável, foi encarregada de explicar a aplicação dos conceitos da Agenda 2030 na criação bovina do Pampa. “A gente já tem dados, cientificamente comprovados, que mostram que o bom manejo, principalmente das pastagens, reduz o balanço de carbono e pode chegar até a um balanço negativo”, salientou.

O painel contou, ainda, com a participação de Carina Benites, coordenadora do projeto Fronteira da Paz Sustentável. A iniciativa recebeu financiamento de um milhão de euros da União Europeia e trabalha, até 2024, em duas frentes: a criação de uma Agenda Urbana para a conurbação de Livramento e Rivera e a gestão de resíduos sólidos urbanos. Esta última, que trabalha pela organização da associação de catadores Novo Horizonte, em Sant’Ana do Livramento, foi o centro da apresentação de Carina.

“A manhã foi concluída com um bate papo sobre como nós três desenvolvemos nossas carreiras profissionais na Sustentabilidade. Estes jovens logo irão escolher profissão e é importante que eles vislumbrem possibilidades ligadas à busca por um mundo melhor”, afirmou Júlia.

Informações para a imprensa:

Clarisse de Freitas

assessoria de imprensa

MTB 11.872

Fone: 51 98101 8418

e-mail: clarissedefreitas@gmail.com