8Fronteira_Fam Tour 31072023_crédito Guilherme Félix

Fam tour apresenta atrativos turísticos do Brasil e Uruguai no 8º Fronte(i)ra

Atividade aconteceu nesta segunda-feira (31) com a adesão de várias empresas e imprensa fronteiriça

Apresentar os atrativos da fronteira aos profissionais que trabalham no comércio de bens e serviços de Sant’Ana do Livramento e Rivera – e que cotidianamente precisam orientar turistas – foi o objetivo principal do fam tour realizado nesta segunda-feira (31). A atividade marcou a agenda do quarto dia do 8º Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia. Foram ofertados dois grupos, um visitou as atrações do lado brasileiro e o outro, as uruguaias.

Os passeios foram operados pela agência de turismo receptivo Corticeiras e contaram com o patrocínio do Ministério do Turismo do Brasil. Pela manhã, a visita foi do lado brasileiro e à tarde do lado uruguaio. Além de funcionários de empresas ligadas à hotelaria, à gastronomia, de lazer e ao abastecimento de combustíveis, a agenda contou com a presença da imprensa e de representantes da Mesa de Destino Rivera.

Conduzido pela guia de turismo Vera Reis, os grupos iniciaram os passeios pela Linha Divisória e Parque Internacional (território que pertence ao Brasil e Uruguai ao mesmo tempo, e que, por esta peculiaridade, atrai a curiosidade dos visitantes que chegam à fronteira). Na sequência, o grupo da manhã visitou as vinícolas Almadén e Cordilheira de Sant’Ana, na Ferradura dos Vinhedos. E, à tarde, o olival Castel Nuovo e a Bodega Cerro do Chapéu.

Nos percursos, Vera Reis contou muitas histórias sobre Sant’Ana do Livramento, pautando na formação da cidade, as indústrias que existiam na época, entre outras curiosidades sobre a Fronteira. A guia também celebrou a chegada do Trem do Pampa (que será operado pela empresa Giordani Turismo) e deve entrar em funcionamento no quarto trimestre do ano.

Jorge Antônio Maciel, gerente dos postos Espigão, participou de toda a atividade e comentou que sua maior curiosidade era conhecer o lado Uruguaio. “Aqui eu já conhecia um pouco melhor. Mas é fato que quase todos os dias as pessoas perguntam no posto de gasolina por informações de onde se hospedar, pedem dicas de restaurantes e passeios. Também perguntam bastante onde há áreas que recebam motorhomes”, contou.

 

Informações para a imprensa:

 

Clarisse de Freitas

assessoria de imprensa

MTB 11.872

Fone: 51 98101 8418

e-mail: clarissedefreitas@gmail.com

 

Patrícia Cossio Chaves

assessoria de imprensa

DRT 0019062/RS

Fone: (55) 984533617

e-mail: patriciacossiochaves@gmail.com