WhatsApp Image 2023-07-29 at 12.10.25 (2)

Integração cultural marcou o lançamento do 8º Fronte(i)ra

A cerimônia de abertura do 8º Fronte(i)ra- Festival Binacional de Enogastronomia foi realizada na noite desta sexta-feira (28), no Solar Dom Pedro Armour, em Sant’Ana do Livramento. O encontro entre as entidades organizadoras, lideranças políticas, representantes da sociedade e da imprensa destacou os esforços conjuntos pela integração, que têm no Festival o seu ápice.

A noite contou com diversas apresentações culturais – como também será composta a agenda de atividades que se estende até o dia 05 de agosto. A sequência da noite começou com os hinos nacionais executados pela fanfarra do 7ºRCMec do Exército Brasileiro e teve, também, show de uma bailarina clássica, um espetáculo de tango e apresentação da música de artistas locais.

Em sua saudação a Prefeita de Livramento Ana Tarouco e o Intendente de Rivera Richard Sander destacaram a importância do Festival para as duas cidades, que enaltece a gastronomia da região e atrai turistas. Já a curadora do evento, Jussara Dutra, relembrou os 10 anos de trabalho completados nesta edição.

Ela contou que enquanto trabalhava na cozinha Palácio Piratini, coordenou um projeto de pesquisa e valorização da culinária gaúcha. Neste processo, recebeu a demanda do Comitê de Fronteira Brasil e Uruguai para que ajudasse a criar um evento de valorização da integração e promoção turística. Foi aí que nasceu o Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia – que teve sua primeira edição em 2014.

“Até hoje não existe em nenhuma Fronteira do Brasil um projeto dessa natureza, onde a gastronomia e os produtos regionais sejam parte de um projeto de integração entre os dois países. São 10 anos de trabalho, e podemos comemorar uma década vitoriosa deste projeto”, pontuou Jussara.

 

Sobre o Festival

O Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia realiza sua oitava edição de 28 de julho a 5 de agosto de 2023 e se consolida no calendário do Sul do Brasil e do Uruguai como o maior evento Enogastronômico. A programação reúne integração cultural, vinho e gastronomia entre os dois países. Pela primeira vez, o tema Sustentabilidade vai ser tratado de forma transversal e em parceria com o projeto Fronteira da Paz Sustentável.

Ao longo das edições, o Festival vem destacando as potencialidades, as singularidades e as diversidades da fronteira seca de Sant’Ana do Livramento – Rivera. Os visitantes podem conhecer a produção local, a culinária tradicional, a cultura e o enorme potencial turístico desta região, para além do já consolidado turismo de compras.

Na edição de 2023, muitas novidades. Entre elas a Feira do Livro, o espaço da Erva mate, o espaço inovação e sustentabilidade e os concursos de Doces e de Pratos de Arroz. Além de mais longo – nove dias – com uma intensa programação, o Festival integra o calendário de festividades em comemoração aos 200 anos de Sant’Ana do Livramento.

Serão 13 fóruns binacionais de debates, sete minicursos, cinco aulas de cozinha, oficinas, palestras, Feiras Binacionais de Produtos locais e regionais (carne, mel, queijo, vinho, azeite de oliva, artesanato e agricultura familiar). Concursos, entre eles a terceira edição de pratos à base de Cordeiro e vários shows. E, ainda mais dois projetos integram a programação: Cozinheiras de Memória e Fronteira na Escola. São esperadas 40 mil pessoas para usufruir da enogastronomia que une essas duas cidades.

 

Crédito das fotos: Alexandro Albornoz/8º Fronte(i)ra