foto site

8º Fronte(i)ra aproxima a comunidade local do turismo

Em 2023, a programação do Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia incluiu três dias de atividades “descentralizadas” com um intuito muito claro: aproximar a população local das possibilidades abertas pelo turismo. Para tanto, serão realizadas excursões gratuitas voltadas à população geral e aos funcionários do comércio e motoristas de táxi e aplicativo.

Cada uma das cidades-irmãs abriu duas opções de horários para a comunidade em geral – o que soma 80 lugares para brasileiros e 80 para uruguaios. Já para os profissionais que têm contato cotidiano com os turistas, foram ofertadas 20 vagas para cada lado da fronteira. As inscrições prévias precisam ser feitas pelo WhatsApp da agência de turismo Corticeiras, número 55 99685-6346.

Os city-tours para a comunidade estão programados para os dias 29 e 30 de julho, com opções de horário pela manhã e pela tarde. Já os “fam-tours”, como são chamadas as excursões para os profissionais, acontecem no dia 31, tanto de manhã quanto de tarde.

“Estas atividades têm como objetivo principal gerar consciência na comunidade local sobre as potencialidades turísticas das cidades, com o fim de convertê-los em atores de promoção do turismo no destino. Os benefícios econômicos e sociais que o setor pode oferecer à comunidade tornam este despertar turístico muito importante. Com ele será possível gerar novos empregos, impulsionar o desenvolvimento local e melhorar a qualidade de vida dos moradores”, afirma Santiago Vieira, coordenador da “Mesa de Destino” (câmara de turismo) de Rivera.

O Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia acontecerá no Parque Internacional entre os dias 1º e 05 de agosto, quando são esperados cerca de 40 mil visitantes. Na programação estão apresentações artísticas, aulas de culinária, palestras, minicursos, feiras temáticas, fóruns técnicos binacionais e uma Feira Binacional do Livro. Sustentabilidade é o tema transversal de todo o Fronte(i)ra e a ela será dedicado o espaço Inovação e Sustentabilidade, com mostra de ações que já ocorrem na região.

A intensa programação encerra com o “Assado Fronteiriço”, ao meio-dia de sábado, 5 de agosto. Serão 17 estações gastronômicas que apresentarão ao público os pratos mais tradicionais da região, além das carnes assadas com fogo de chão. Tudo harmonizado com os vinhos locais e finalizados com duas premiadas sobremesas desenvolvidas especialmente para o evento.

A programação detalhada do festival está disponível no site fronteirafestivaldeenogastronomia.com/ e a inscrição gratuita para os fóruns e cursos poderá ser feita pela plataforma sympla.com.br. “Nesta edição, 98% da programação é gratuita. Serão cobradas apenas três atividades: a “Noite de Queijos, Vinhos, Azeites e Pães da Fronteira”, o jantar do “Concurso de Pratos de Cordeiro” e o “Assado Fronteiriço”, detalha a curadora do Festival, Jussara Dutra.

O Fronte(i)ra recebeu patrocínio do Ministério do Turismo do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Sebrae, do Banrisul e do Magazine Luiza.