O 8° Fronte(i)ra- Festival Binacional de Enogastronomia traz novidades em sua programação cultural. Entre elas está uma nova edição da Feira Binacional do Livro. A atração acontece do 1º a 5 de agosto, na estrutura montada no Parque Internacional, e foi apresentada nesta segunda-feira (10), para a imprensa e convidados, na Casa de Cultura Ivo Caggiani.
Durante o evento, a curadora do Festival, Jussara Dutra apresentou os detalhes da programação, que inclui atividades para o público infantil e terceira idade, lançamentos e troca de livros.
“É uma grande oportunidade de entregar ainda mais cultura dentro desse evento que se consolida não apenas em Livramento e Rivera, mas em outras regiões do Estado e Uruguai. A Feira reforça o caráter cultural do Festival, que sempre teve esse propósito de integração. Sempre a literatura esteve presente, desde a sua primeira edição. Este é o coroamento de um trabalho de oito anos, de fortalecimento e valorização da cultura gastronômica”, frisou.
Patronos
Durante a solenidade, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer os patronos da Feira Binacional do Livro, escolhidos de forma conjunta entre a Academia Santanense de Letras e Associação dos Escritores de Rivera. São eles, a escritora brasileira Vera Albornoz e o autor uruguaio Eduardo Palermo. Ao fazer uso da palavra, Vera Albornoz destacou a importância do espaço para a disseminação da cultura, em um ambiente Binacional, que proporciona o encontro das duas cidades irmãs. Eduardo Palermo disse que é uma grande honra ser patrono da feira e dividir essa missão com a patrona Vera Albornoz. “Esperamos todos para esta grande Feira do Livro, que envolve, além da cultura gastronômica, a apresentação de livros de autores fronteiriços e as temáticas do mundo da literatura”, afirmou.
Fotos: Alexandro Albornoz