Capital-Nacional-da-Ovelha-fotos-matias-moura-A-2-2048x1365

Sant’Ana do Livramento é reconhecida como Capital Nacional da Ovelha.

 

FOTO: Matias Moura/AP

 

No dia 5 de maio foi assinado o decreto presidencial que, através da LEI Nº 14.570, confere ao município de Sant’Ana do Livramento, no Estado do Rio Grande do Sul, o título de Capital Nacional da Ovelha.

  O projeto surgiu por intermédio do Sindicato e Associação Rural de Sant’Ana do Livramento com a finalidade de evidenciar a importância econômica da ovinocultura para o município.

Em 2019, um levantamento realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontou que o município detinha um rebanho de ovelhas  com aproximadamente 430 mil cabeças. Atualmente, dados da Embrapa apontam que Sant’Ana do Livramento possui o segundo maior rebanho ovino do país. 

De acordo com o site do Senado Federal “O reconhecimento desses municípios por alguma atividade marcante tem traçado um mapa de cultura e desenvolvimento regional do país. Como resultado, além de motivo de orgulho, reforçando a identidade de seus habitantes, o título se transforma em um atrativo turístico e econômico. 

O Fronte(i)ra  – Festival Binacional de Enogastronomia desde 2014 busca fortalecer a integração cultural, turística e econômica entre Brasil e Uruguai, dando visibilidade à culinária tradicional fronteiriça e os produtos locais, com destaque para o vinho, azeite de oliva e carne ovina.  Títulos como esse contribuem para o fortalecimento de projetos turísticos enogastronômicos na fronteira, e dão a ovinocultura lugar central para uma  nova perspectiva de desenvolvimento regional.