Destino Binacional: trade da fronteira abre diálogo unificado com ministérios do Brasil e do Uruguai

Aproximação ocorreu durante o Fórum Binacional das Rotas Turísticas da Fronteira

Tomando um chá, sobre a linha de fronteira entre Brasil e Uruguai. Assim os representantes dos ministérios de turismo dos dois países, da Comissão de Turismo da Câmara de Representantes do Uruguai, da Câmara Uruguaia de Turismo, o poder público do Sant’Ana do Livramento e de Rivera, além dos empreendedores congregados pela Mesa Binacional de Turismo, começaram a aprofundar o diálogo para concretizar um projeto efetivo de integração: o Destino Binacional.

A reunião aconteceu logo após o encerramento do Fórum Binacional das Rotas Turísticas da Fronteira, realizado dentro do 9º Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia, na tarde dessa sexta-feira, 08 de agosto. Durante os debates, cada aspecto dos desafios que o território tem foi exposto e debatido. Já na reunião, as entidades e os ministérios apontaram os compromissos que estão dispostos a assumir.

Cristian Pos, diretor nacional de Turismo, do Ministério de Turismo do Uruguai, confirmou sua disposição a manter representação permanente junto à Mesa Binacional de Turismo, para poder acompanhar de perto os planos de desenvolvimento e coordenar o financiamento público, otimizando o orçamento.

Esta Mesa Binacional, explicou o empresário Fabrizzio Conti, é como se denominam a articulação da Mesa Departamental de Turismo Destino Rivera, presidida por ele, e a Mesa de Turismo de Sant’Ana do Livramento. Cada entidade tem o devido registro de seu lado da fronteira, mas burocraticamente, é impossível para os empresários do setor registrar a entidade supranacional.

O diretor de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas do Ministério de Turismo de Brasil, Aldo Valentim, assumiu o compromisso de ajudar as lideranças locais a navegar pela burocracia do Estado brasileiro. “Foram apontadas questões que estão sob responsabilidade de outros ministérios, como Defesa e Segurança Pública, além da Receita Federal e do governo estadual. Nosso compromisso é entender os problemas e provocar as outras pastas, para que seja possível encontrar soluções adequadas ao território”.

Falando pela Comissão de Turismo da Câmara de Representantes do Uruguai, a deputada Mary Araujo, se mostrou impressionada com as potencialidades da região fronteiriça e da proximidade cultural entre as populações de Sant’Ana do Livramento e Rivera. Para ela, o compromisso da comissão é o fomento e a potencialização da integração binacional. “E defenderemos que exista orçamento para essa região dentro do Ministério do Turismo”.

Para o diretor de Turismo da Intendência de Rivera, Jean Celaya Alves, o encaminhamento ordenado do diálogo institucional dos dois lados da fronteira é um dos cuidados principais que a Mesa Binacional proporciona e compromisso direto das duas municipalidades. “Temos, aqui, problemas para os quais não há legislação ou jurisprudência, por isso, acredito que a maior contribuição que os políticos podem dar é boa-vontade para encontrar caminhos para que as questões turísticas possam evoluir”.

O 9º Fronte(i)ra acontecerá até o sábado, 09 de agosto, no Parque Internacional. O evento é realizado pela Mesa Departamental de Turismo Destino Rivera e pelo Sindilojas de Sant’Ana do Livramento e tem apoio do Ministerio de Educación y Cultura (Uruguai) e o patrocínio do Banco de la República Oriental del Uruguay, do Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca (Uruguay), do Magalu, da Embratur, da Caixa, da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, e do Governo Federal do Brasil, através dos ministérios da Cultura, do Turismo, da Integração e do Desenvolvimento Regional.